Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Técnica policial pode ajudar no combate à invasão de espécies

G1

Uma técnica de investigação de crimes utilizada pela polícia pode contribuir na localização da origem de espécies invasoras, classificadas no mundo científico como a segunda maior causa da perda da biodiversidade – atrás apenas da destruição dos habitats.

Cientistas da Universidade de Londres, no Reino Unido, pretendem utilizar uma ferramenta estatística chamada Perfil Geográfico (GP na sigla em inglês) para rastrear a origem de animais e plantas. O GP auxilia na investigação de assassinatos, estupros e incêndios ao fazer ligações entre os locais dos crimes, tentando identificar a possível área da residência do infrator.

A equipe, liderada pelo pesquisador Stven Le Comber, conseguiu utilizar o método para encontrar o habitat de populações de animais e plantas invasoras, como o Hogweed gigante (Heracleum mantegazzianum).

Prejuízo
As espécies invasoras podem causar prejuízo financeiro e à biodiversidade. Por isso, a prevenção e controle foram identificadas como prioridades para organizações de conservação da vida selvagem e governos de todo mundo.

Em artigo publicado nesta semana na revista científica “Ecography”, os pesquisadores descreveram que usaram simulações com o GP para monitorar 53 espécies que invadiram habitats que não eram os seus (que vão desde invertebrados marinhos a árvores lenhosas).

“A caracterização geográfica poderia ser utilizada para controlar a propagação de espécies invasoras, identificando as fontes no seu estágio inicial, quando os esforços de controle são mais eficazes”, informou Le Comber, em comunicado enviado pela instituição.
Imprimir