Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Idosos com dieta calórica têm risco alto de perda de memória, diz estudo

G1

Pesquisadores dos Estados Unidos sugerem que pessoas com idade a partir de 70 anos que consomem entre 2.100 e 6 mil calorias por dia têm um risco maior de perda de memória – classificada como Comprometimento Cognitivo Leve (CCL).

O estudo divulgado nesta segunda-feira (13) e que será apresentado na reunião anual da Academia Americana de Neurologia, em abril. A pesquisa envolveu 1.233 pessoas com idades entre 70 e 89 anos e livres de demência. Deste total, 163 tiveram MCI.

O MCI é o estágio entra a perda normal de memória, que ocorre devido ao envelhecimento das pessoas, e a doença de Alzheimer.

Procedimentos
Os participantes relataram em um questionário alimentar a quantidade de calorias ingeridas e foram divididos em três grupos com base em seu consumo calórico diário.

Um terço dos participantes consumiam entre 600 e 1.526 calorias por dia, um terço entre 1.526 e 2.143 calorias e um terço entre 2.143 e 6 mil calorias. As chances de ocorrer o MCI mais que duplicaram naqueles que consumiam altas taxas calóricas.

“Cortar calorias e comer alimentos saudáveis são maneiras mais simples de evitar a perda da memória à medida que envelhecemos”, afirmou Yonas Geda, autor do estudo.
Imprimir