Imprimir

Notícias / Cidades

Famílias recebem assistência técnica para melhorar produção

Da Assessoria/ MDS

O Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais determina que os agricultores selecionados recebam, além do recurso financeiro, assistência técnica do governo federal e sementes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), tanto para produção de subsistência como de excedentes para a comercialização. Desde 2011, mais de 25 mil famílias de agricultores estão recebendo a visita dos técnicos e as sementes pelo Plano Brasil Sem Miséria.

As ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), promovidas e coordenadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), são a base do Brasil Sem Miséria para promover a estruturação da capacidade de produção e a inclusão produtiva das famílias de agricultores familiares que serão atendidas. A estratégia se alia à distribuição gratuita de sementes e ao programa de fomento.

O projeto de estruturação produtiva, elaborado pelos técnicos em conjunto com as famílias, é o centro do acompanhamento dos agricultores, pois viabiliza o acesso aos recursos do fomento e cria condições para que a família melhore a produção, seja para consumo próprio ou para obter excedentes para comercialização. Os técnicos orientam as famílias na criação do projeto e no acesso às políticas públicas. O acompanhamento privilegia a inserção produtiva e social das mulheres e da juventude.
Imprimir