Imprimir

Notícias / Copa 2014

Otimista, ministro confia que estádio Beira-Rio estará pronto para a Copa

globoesporte.com

Apesar dos atrasos, o ministro do Esporte está otimista com as obras nos estádios e entornos nas cidades que serão sedes de jogos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Em Porto Alegre nesta terça-feira para vistoriar o Beira-Rio e também visitar a Arena do Grêmio, Aldo Rebelo garantiu que o estádio do Internacional estará pronto para o início do evento.

– Não é o único caso de contrato que não foi assinado, em Curitiba também não foi. Os organizadores estão providenciando isso, e Porto Alegre já tem a tradição de receber grandes eventos, tem dois grandes estádios, sendo que o do Inter não é novo, e sim uma reforma. Portanto, já está construído. Não tenho dúvida de que será uma das sedes – disse o ministro, em entrevista ao programa Bom Dia Rio Grande, da RBS TV.

Logo que chegou à capital gaúcha, na noite de segunda-feira, Rebelo se encontrou com o presidente do Inter, Giovanni Luigi. Na conversa, segundo ele, não foi tratado sobre datas. Na reunião, também estiveram presentes o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, e o presidente do Grêmio, Paulo Odone. A Arena, no entanto, deverá ficar como campo de apoio para treinamentos, sendo o Beira-Rio o estádio oficial dos jogos.

– Eu nem perguntei sobre datas, a única data importante é a da Copa, e eu tenho convicção de que o estádio estará pronto para a Copa – reiterou Rebelo.

Para a Copa das Confederações, em 2013, não foi sinalizada pelo ministro uma possibilidade de a arena gremista sediar jogos. Pelo atraso do estádio colorado, Porto Alegre ficará mesmo fora da competição.

Paradas há mais de 230 dias, as obras do Beira-Rio serão reiniciadas quando a construtora Andrade Gutierrez assinar o contrato com o Inter. Em nota divulgada dia 10 de fevereiro, a empresa informa que todos os investidores estão definidos, mas ainda falta negociar as garantias dos membros da Sociedade de Propósito Específico (SPE), a parceria que viabilizará a remodelação do estádio.

Durante as visitas nas cidades que receberão jogos, o ministro também aproveita para conferir como está o andamento das obras do entorno dos estádios, que pretendem facilitar o trânsito e a locomoção das pessoas.

– Faço isso para acompanhar de perto também as obras de transporte, nos aeroportos, que também são obras para as cidades. As regiões metropolitanas necessitam de ampliação – salientou.

A vistoria no Beira-Rio será realizada na manhã desta terça. Está prevista para as 11h uma entrevista coletiva nas suítes do estádio. À tarde, Aldo Rebelo visitará as obras da Arena do Grêmio. Antes disso, uma reunião com o governador Tarso Genro também foi feita.

– Com o apoio do governo federal vamos resolvendo os problemas de cada um – ressaltou o ministro, que seguirá para Rio de Janeiro e Recife logo depois de Porto Alegre.
Imprimir