Imprimir

Notícias / Agronegócios

Acrimat participa da Audiência Pública da ZSEE em Alta Floresta

Da Redação/Com Assessoria

A expectativa é da participação maciça da sociedade, que quer mudanças no atual Projeto de Lei que tramita na Assembléia Legislativa de Mato Grosso.

Alta Floresta será palco de um grande debate no sábado (09.05) durante a Audiência Pública sobre o Zoneamento Sócio Econômico e Ecológico do Estado de Mato Grosso - ZSEE- MT (Projeto de Lei nº 273/2008). “Os pecuaristas, produtores e sociedade organizada estão apreensivos com o Projeto de Lei que trata sobre o Zoneamento Sócio Econômico e Ecológico, e a Acrimat esta acompanhando de perto esse assunto para dar suporte aos nossos associados”, disse o diretor da Acrimat e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Vicente falcão.

Uma comitiva da Acrimat vai acompanhar a Audiência Pública, formada pelo presidente da Associação Mário Candia, o superintendente Luciano Vacari, o membro da Comissão do Meio ambiente da Acrimat Celso Bevilacqua e o representante da Acrimat na região de Arinos, Nando Conte. “Os pecuaristas e demais setores organizados defendem a mudança de categoria estipulada pelo atual Projeto de Lei, passando o município de Alta Floresta da categoria dois para a categoria um, que denomina o município para ‘Áreas com Estrutura Produtiva Consolidada ou a Consolidar’”, explicou Luciano Vacari. O presidente da Acrimat, Mário Candia reforça dizendo, que “a pecuária de corte está consolidada há mais de duas décadas e representa uma grande parte do rebanho bovino do estado e isso tem que ser levado em consideração”.

A Audiência Pública será realizada no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Alta Floresta durante toda manhã de sábado. Estão confirmadas as presenças de lideranças políticas e da sociedade organizada dos municípios de Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Nova Guarita, Nova Canaã do Norte, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Novo Mundo, Matupá, Paranaíta e Peixoto de Azevedo.

O Projeto de Lei Estadual 273/2008 estabelece em todo o território do Estado 12 regiões de planejamento, com quatro 4 categorias de uso, 8 subcategorias, 97 zonas e subzonas, 167 área protegidas e 15 áreas indicadas para tornarem-se área protegidas. As quatro categorias de uso, sugeridas pelo ZSEE de Mato Grosso, com as respectivas abrangências territoriais, são respectivamente: 1. Áreas com Estrutura Produtiva Consolidada ou a Consolidar (11 % do MT); 2. Áreas que Requerem Readequação dos Sistemas de Manejo (17 % de MT); 3. Áreas que Requerem Manejos Específicos (45%); e 4. Áreas Protegidas (27% de MT).
Imprimir