Imprimir

Notícias / Cidades

Oficina aborda Controle Social e Saúde da População Negra

Da Redação/Com Assessoria

O Instituto de Mulheres Negras – IMUNE/MT e a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso realizam entre os dias 11 e 14 de maio em Cuiabá a oficina “Controle Social e Saúde da População Negra”.

O evento tem o objetivo de qualificar agentes sociais nas discussões sobre os “determinantes sociais de saúde, direito à saúde, exercício do controle social no SUS e questões relativas à equidade em saúde nas suas diversas dimensões: equidade no acesso aos serviços de saúde, nas condições de saúde, no controle social e na gestão participativa”.

A atividade integra o plano de ação para qualificação da gestão do SUS de Mato Grosso e está em consonância com a política nacional de saúde integral da população negra aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde que visa garantir maior grau de equidade na efetivação do direito humano à saúde.

Segundo os organizadores da oficina a ampliação e fortalecimento da participação do movimento negro nas instâncias de controle social das políticas de saúde, em consonância com os princípios da Gestão Participativa do SUS adotados no Pacto pela Saúde, é uma das estratégias para o enfrentamento das desigualdades em saúde com enfoque na abordagem étnico-racional.
Imprimir