Imprimir

Notícias / Educação

Ranking elege SP a 45ª melhor cidade do mundo para estudantes

G1

A cidade de São Paulo é a única brasileira listada entre as 50 melhores cidades estudantis do mundo, ocupando a 45ª colocação. O ranking divulgado nesta quarta-feira (15) foi feito pelo Instituto QS, que desde 2004 produz listagens sobre universidades, analisou 98 cidades com mais de 250 mil habitantes - excluindo, portanto, pequenos municípios que abrigam renomadas instituições, como a Universidade de Oxford, no Reino Unido.

A primeira edição da ranking de cidades mais propícias para universitários incluiu na metodologia listas de qualidade e custo de vida, incluindo o Índice Big Mac, que compara os preços do varejo em diversas partes do mundo.

Além disso, foram levados em conta o perfil estudantil - número total de estudantes na cidade e a porcentagem de estudantes internacionais -, o número de instituições na cidade presentes em rankings internacionais e a opinião dos empregadores locais e internacionais a respeito da qualidade das universidades.

Paris, com 421 pontos, ocupa o topo da lista, seguida por Londres (405) e Boston (399), cidade americana vizinha a Cambridge, onde fica a Universidade de Harvard.

São Paulo, que somou 292 pontos no ranking, é uma das três cidades latino-americanas a figurarem na lista. Buenos Aires, na Argentina, é a mais bem colocada, na 24ª posição, seguida de Santiago, no Chile, que ficou com o 41º lugar.

De acordo com o ranking, a representante brasileira tem seis universidades listadas em rankings comparativos internacionais e possui 170 mil estudantes universitários, 2.500 dos quais com cidadania estrangeira.
Imprimir