Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

Democratizar mídias sociais é meta de Júlio Campos

De Brasília - Vinícius Tavares

O deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) pretende democratizar as mídias sociais e permitir a consolidação de um modelo de comunicação alternativa no país. Presidente da Subcomissão Especial para Analisar Formas de Financiamento de Mídia Alternativa, que atua no âmbito da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, Júlio deve iniciar os trabalhos na subcomissão na primeira semana de março.

Para o deputado, é preciso fazer uma ampla discussão sobre o financiamento público das mídias alternativas que surgem como novos agentes na área da comunicação social com independência e responsabilidade social. Segundo ele, os meios de comunicação oficiais concentram a maior parte dos recursos como verbas publicitárias.

"Muitas rádios buscam seu conteúdo na internet, nas mídias sociais e não há uma distribuição justa e equilibrada das verbas publicitárias", afirma.

Outra proposta a ser feita pelo deputado diz respeito à mudança na legislação eleitoral de forma a permitir que os veículos da internet possam receber recursos eleitorais.

"A legislação eleitoral não permite que sites recebam anúncios eleitorais. Se analisarmos a importâncias das mídias sociais em uma campanha, veremos que é preciso uma reestruturação do nosso modelo de comunicação", pondera.

Ele argumenta ainda que as formas alternativas de comunicação, como redes sociais, blogs e rádios comunitárias, criaram um ritmo de produção contínua de conteúdo em que o receptor da informação também é produtor e pode interferir no fluxo midiático, potencializando a divulgação da mensagem recebida.

“A midia alternativa é um canal de democratização efetiva da sociedade, de fortalecimento do caráter multicultural, permitindo a manifestação de grupos sociais minoritários ou marginalizados”, destaca o democrata.
Imprimir