Imprimir

Notícias / Política BR

Patriota vai ao Senado fazer balanço da preparação do país para a Rio+20

Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, estará na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado para fazer um balanço da preparação do país para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O convite ao ministro foi aprovado hoje (16) pela comissão. Momentos antes, os técnicos receberam um telefonema do gabinete do ministro informando que ele poderia comparecer ao Senado no dia 15 de março, informou o presidente da comissão, Fernando Collor (PTB-AL).

No processo de discussão do requerimento, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) destacou que a presença de Patriota permitirá aos parlamentares perguntarem ao ministro qual o posicionamento do governo brasileiro sobre o envio de tropas inglesas para treinamentos nas Ilhas Malvinas, reivindicada pelos britânicos.

Em janeiro, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, aprovou a ampliação da presença militar nas Ilhas Malvinas. A medida foi uma resposta ao aumento da tensão entre argentinos e britânicos pela soberania do arquipélago.

"É fato que já há frota britânica no Atlântico Sul. Precisamos saber qual é o posicionamento brasileiro sobre esse tema", disse Simon.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) concordou com o colega peemedebista. Ele disse que o tema é relevante e que é necessário saber se o Brasil, por ter boas relações com os dois países, pode vir a ser um dos intermediadores nessa disputa pelas Malvinas.
Imprimir