Imprimir

Notícias / Carros & Motos

BNDES aprova R$ 307,4 milhões para fábrica de Hyundai em SP

Auto Esporte

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta quinta-feira (16) que aprovou financiamento de R$ 307,4 milhões para a Hyundai implantar sua primeira fábrica própria no Brasil. Até agora a marca atua em parceria com o Grupo Caoa, que importa os modelos da Coreia do Sul e possui uma fábrica em Anápolis (GO), onde monta o Tucson e o HR.

A planta será em Piracicaba (SP) e terá como foco a produção do compacto chamado por enquanto de HB e guardado em segredo pela montadora. Segundo o comunicado do BNDES, a produção dessa fábrica começa no fim do ano, com um hatch, e é estimada de cerca de 150 mil unidades anuais. Em março termina o prazo previsto para a conclusão das obras, instalação e teste de equipamentos, diz o banco.

3 modelos
A nota do BNDES dá ainda detalhes do "projeto HB". Serão 3 modelos: além do hatch (5 portas), haverá um sedã (4 portas) e um mini SUV (utilitário com 5 portas), equipados com motorização 1.0 e 1.6 flex, com câmbio manual ou automático.

"Todos os modelos terão, desde o início de sua produção, o índice de nacionalização mínimo exigido na legislação brasileira", afirma o comunicado. "O projeto deverá gerar cerca de 2 mil empregos diretos, a partir do primeiro ano de produção, e outros 3 mil empregos junto aos fornecedores."

Em março de 2011, o presidente do Grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade afirmou ao G1 que sua rede de concessionárias irá continuaria com a venda exclusiva dos modelos da Hyundai, mesmo com a nova fábrica em Piracicaba e que a produção em Anápolis não terminaria. “Acima de 2.0 é com a gente, abaixo disso, a Hyundai irá fazer”, completou o vice-presidente da Hyundai Caoa, Annuar Ali, na época.
Imprimir