Imprimir

Notícias / Cidades

Bairro “13 de Setembro” deixa de ser castigado com a falta de água

Da Redação/Com Assessoria

“Estamos confiantes que o abastecimento de água irá melhorar por que finalmente vemos obras sendo executadas em nosso bairro. É real, está acontecendo!”. A declaração em tom incisivo é do presidente do bairro “13 de Setembro” em Várzea Grande Ademil Manoel da Silva, que fez questão de acompanhar a visita no final da tarde dessa quinta-feira (08), incluída na programação de aniversário da cidade, às obras de melhoria do abastecimento de água para o bairro.

Com pelo menos mil famílias o “13 de Setembro” passa a contar com o abastecimento permanente de dois reservatórios com capacidade para 400 mil litros de água e um novo poço artesiano com vasão de 25 mil litros de água por hora. “Somados aos outros três poços que já existem que não passam 20 metros cúbicos de água por hora produziremos diariamente 700 mil litros de água. O suficiente para manter os reservatórios abastecidos e fazer a distribuição constante”, explicou o diretor-presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande, Jeverson Missias.

Até então a população da localidade era uma das que mais sofria coma falta d’água, pois, originária de invasão, distante12 km da região central da cidade e sem estrutura alguma de abastecimento, contava apenas com três poços com vazão insuficiente para a quantidade de pessoas e insuficientes para manter os reservatórios abastecidos. “Como a produção de água era pequena o reservatório era abastecido e em seguida esvaziado, sem dar tempo para reabastecê-lo. E a situação se agravava em períodos de estiagem. Por isso a população ficava sem água constantemente”, lembra Missias.

A decisão da perfuração do poço ocorreu após uma reunião dos técnicos e diretoria do Departamento com o presidente do bairro e moradores. Segundo a programação de trabalho, as obras do Programa de Aceleração para o Crescimento não serão imediatas no bairro, pois é necessário além rede de abastecimento e interligações a instalação de adutoras em 11 km de extensão, que tragam a água captada do rio Cuiabá e tratada pela ETA Nova.

A visita às obras da Rua Cáceres ocorreram logo após a inauguração da reforma da escola municipal no bairro Lúcia Leite Rodrigues e foi acompanhada pelo prefeito em exercício Sebastião dos Reis Golçalves, técnicos do DAE, secretários municipais, comunidade escolar e populares.
Imprimir