Imprimir

Notícias / Política BR

Dnit paga R$ 4,9 mi sem licitação em obras de bueiro aberto

De Sinop - Alexandre Alves

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) pagou à Enpa Engenharia, sem licitação, mais de R$ 4,9 milhões para consertar o buraco na BR-163, entre Sinop e Itaúba (600 km de Cuiabá), que foi aberto na primeira semana de janeiro, por causa do excesso de chuvas.

A dispensa da licitação foi publicada nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União. O conserto foi feito no quilômetro 864 da rodovia, conhecido como “Baixada Morena”. A cratera era de aproximadamente 40 metros de extensão e dez de profundidade.

A Enpa foi designada, em regime de urgência, pelo Dnit, para execução de obras de recuperação da pista. Foi necessária a reconstrução do bueiro celular em concreto armado, compactação da base e sub-base e a reconstrução do asfalto no trecho, além da abertura de um desvio – de cerca de 500 metros. As obras demoraram cerca de 20 dias.

Uma construtora também foi contratada naqueles dias, no mesmo regime de urgência, para obras emergenciais na BR-163, entre Cuiabá e Rondonópolis. As chuvas também causaram danos, interrompendo o tráfego. Para aquela obra ainda não há informações de quanto foi gasto pela autarquia federal.
Imprimir