Imprimir

Notícias / Cidades

Prefeitura de Cáceres lança programa municipal de atenção à saúde do homem

Da Assessoria

A prefeitura de Cáceres, através da Secretaria de Saúde, lançou na ultima sexta-feira, 17, na Praça Barão Rio Branco, o programa municipal de atenção à saúde do homem. Ele segue a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, que tem como meta incentivar a população masculina a procurar a rede publica para consultas e exames preventivos.

Conforme a secretaria de Saúde, Arlene Alcântara, o programa será desenvolvido em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs) e no Centro de Especialidades (Postão).

Ela explicou que Cáceres foi contemplada com o programa por apresentar população masculina considerável, na casa dos 50,09%.

“Os nossos técnicos e enfermeiros foram orientados para conscientizar os homens e também as mulheres para a importância da prevenção”, ressaltou.

O prefeito Túlio Fontes também participou do evento. Ele estacou a importância do programa e conclamou a população masculina a se prevenir.

Túlio Fontes afirmou que o homem ainda é o maior provedor do lar, por isso é importante que ele goze de boa saúde para que os que dependem dele não sofram com uma eventual doença.

De acordo com a enfermeira Raquel Gomes, do Posto de Saúde do Bairro Jardim Cidade Nova, estudos elaborados pelo governo federal demonstram que o homem morre três vezes mais que as mulheres, o que os colocam estatisticamente em 1° lugar em causas de morte externas em acidentes de transito.



Os dados indicam ainda que a cada três pessoas que morrem no Brasil, duas são homens. Além disso, a cada cinco pessoas que morrem entre 20 e 30 anos, quatro são homens. Outro dado curioso do estudo, é que os homens vivem 7,6 anos a menos em média do que as mulheres.

A enfermeira ressalta ainda que o estudo do governo concluiu que os altos índices são fruto da baixa procura nas unidades de saúde devido o enfrentando sociocultural que vem desde a infância, onde o homem foi idealizado como um super-herói, que sequer tem o direito de adoecer.
Imprimir