Imprimir

Notícias / Brasil

Empresários capixabas dizem que feriados causam prejuízos

G1

O feriado de carnaval chegou ao fim, mas os comerciantes e empresários capixabas dizem que sofrem com os prejuízos causados pelos feriados. Ao todo, em 2012, os brasileiros terão dez folgas, além dos feriados estaduais e municipais.

Segundo o economista Antônio Marcos Machado, os comerciantes e empresários devem buscar estratégias. "O mínimo que arrecadar já é vantagem. É melhor abrir durante meio expediente, fazer rodízio e diminuir o quadro de funcionários no feriado, mas não deixar de abrir, porque os custos são fixos", esclareceu.

A comerciante Flávia Vicente relatou que sempre passa pelo mesmo problema. "As contas continuam chegando, então temos que tentar reverter a situação de outras maneiras. Tentamos atrair os turistas com promoções, por exemplo", disse.

De acordo com Marcelo Rocha, presidente da União dos Comerciantes da Glória (Uniglória), em Vila Velha, o prejuízo para a indústria capixaba deve chegar a R$ 1 bilhão em 2012. "A indústria sofre mais, porque trabalha com produção contínua e intensa", explicou.

Rocha disse ainda que a Uniglória perde muito dinheiro com os feriados. As fábricas de roupas ligadas ao polo só voltam a a funcionar na manhã desta quinta-feira (23), o comércio fechou sábado (18) e só voltou a funcionar nesta quarta-feira (22), com movimento muito fraco. Foram dois dias sem vender. “Precisamos pagar os funcionários no final do mês, esses feriados nos deixam muito preocupados. Mesmo quando insistimos em abrir, o movimento cai”, reclamou.
Imprimir