Imprimir

Notícias / Política MT

Peritos recolhem documentos e iniciam a inspeção na Câmara

Da Redação - Lucas Bólico

Começou hoje a vistoria no prédio da Câmara Municipal de Cuiabá, solicitada pela CPI do Deucimar, que investiga desvios e superfaturamentos em uma obra na casa de leis durante a gestão do vereador Deucimar Silva (PP). Nesta quinta-feira (23), os engenheiros recolheram documentos, licitações, orçamentos e contratos da restauração feita na Câmara.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Juares Samaniego, afirma que a apuração técnica da obra deverá ser concluída em até 15 dias. O relatório final da inspeção será entregue não apenas à Mesa Diretora e à presidência da CPI, mas a outros órgãos de fiscalização, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A assessoria da Presidência do Crea afirmou que a inspeção será minuciosa e irá averiguar não apenas se há disparidade nos valores da construção, mas também se a seguiu todas as normas exigidas de uma obra pública. O engenheiro Sivaldo Dias Campos, por exemplo, irá verificar se a Câmara atende aos requisitos de acessibilidade.

“Eu vou ver a acessibilidade, outro engenheiro vai ver a parte elétrica, outro água e esgoto e assim por diante. Isso para se ter uma visão global da obras”, argumentou. “Se a inspeção não for minuciosa, não tem como apurar as irregularidades”, sustenta.

“Vamos tirar parafusos, olhar os canos, trabalho pesado mesmo. E faremos isso comparando tudo com os documentos que obtivemos”, afirmou. A parte prática da inspeção começa mesmo a partir das 10h desta sexta-feira (23). Os engenheiros irão verificar o que foi adquirido e a que preço, comparando com o resultado final da construção.
Imprimir