Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Registrados 3.151 casos de dengue; tipo 4 aparece em MT

Da Redação - Julia Munhoz

Nos dois primeiros meses deste ano (entre 1º de janeiro e 23 de fevereiro) já foram registrados em Mato Grosso 3.151 casos de dengue, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na capital foram notificados 251 e, em Várzea Grande, 245. O tipo 4 da doença já foi confirmado em três municípios.

Se comparado ao mesmo período do ano passado, apesar de atualmente Sinop registrar o maior índice da doença, com 561 casos, Várzea Grande foi o município onde houve o maior aumento de casos de dengue. Em 2011 foram apenas 94 casos, o que demonstra um crescimento de 151 registros de dengue na Cidade Industrial.

Em Rondonópolis já foram confirmados 61 casos da doença. Em todo o Estado, no mesmo período do ano passado, foram 3.151 casos, sendo que Cuiabá notificou 290, Várzea Grande 94 casos, Sinop 463 casos e Rondonópolis 139 casos.

O Estado continua realizando o monitoramento por exame laboratorial na identificação dos sorotipos circulantes da dengue no Estado. Os municípios prioritários para a realização da pesquisa são Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta.

Segundo a Secretaria de Saúde, a ação faz parte da estratégia de monitoramento da doença e também vai permitir saber se o vírus 4 da Dengue circula nos demais pólos. Os municípios prioritários que apresentaram a circulação do vírus DENV4 foram Várzea Grande, Cuiabá e Nobres (Regional de Diamantino).

O sorotipo DENV4 não é dos mais agressivos, mas com a população de Mato Grosso 100% vulnerável, o perigo aumenta. O Superintendente de Vigilância em Saúde, Oberdan Ferreira Coutinho Lira, explica ainda que a hemorragia por dengue não depende apenas da virulência do sorotipo, mas também da reação do organismo.

Imprimir