Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Rota Cidadã contará com pesquisa para identificar distúrbios do sono em caminhoneiros

Assessoria/Detran-MT

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Teodoro [Dóia] Moreira Lopes, na tarde desta quinta-feira, assinou termo autorizando grupo de alunos de uma Faculdade de Medicina de Cuiabá a realizar pesquisa com caminhoneiros atendidos pelo Programa Rota Cidadã.

A pesquisa, que tem como objetivo identificar a apnéia do sono em caminhoneiros, será a base de um artigo científico a ser redigido e o qual poderá auxiliar na prevenção de acidentes de trânsito.

A autorização permite que o grupo de pesquisa participe de todas as etapas do Programa Rota Cidadã a ser realizada este ano e contará com a aplicação de questionários, bem como da aferição da pressão arterial, medida do perímetro cervical e índice de massa corporal.

De acordo com a Coordenadora de Exames do Detran, Rosane Suzin, a publicação do artigo será importante para melhorar a avaliação dos candidatos à habilitação em categorias remuneradas.

“O fato é que esta parceria, certamente, mostrará o que o Detran-MT precisa implementar para melhorar ainda mais a avaliação médica dos caminhoneiros na hora de expedir a carteira de habilitação”, analisa.

O presidente do Detran-MT, Dóia Lopes, lembrou que o Governo do Estado está trabalhando de modo árduo para combater este grande problema social: os acidentes de trânsito. “Lutamos para que as nossas estradas não sejam palco de tragédias e neste contexto é fundamental que os caminhoneiros estejam em saúde perfeita. Um cochilo ao volante pode resultar em perda de vidas e é isso que o Governo luta para mudar”, destaca.

A campanha Rota Cidadã 2012 terá início no próximo mês e o primeiro município a receber a equipe do Detran e de parceiros, como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM-MT), Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) entre outros, será o de Diamantino.
Imprimir