Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Vigilância epidemiológica faz controle químico na UFMT

Da Redação - LP

Uma equipe e mais três técnicos de inspeção epidemiológica fazem na manhã deste sábado (25), a partir das 9 horas um controle químico por todo o campus da universidade Federal do Mato Groso – UFMT, em Rondonópolis. A ação visa a proteção dos milhares de alunos que nos próximos dias vão começar a circular pela instituição. O departamento contabilizou na última semana mais três casos positivos da doença, o que somado com outro no início do ano formam quatro quadros confirmados no ano de 2012.

As últimas três pessoas são moradores da Vila Romana, Jardim Atlântico e Vila Mineira. Uma delas é uma jovem estudante da UFMT, já por isso e pela enorme demanda de alunos no local, se incluiu na programação preventiva o espaço do campus. O coordenador do Departamento de Vigilância Ambiental e Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) de Rondonópolis e responsável pelos trabalhos preventivos, Edgar Prates, relata que a cidade têm de estar como todo o Brasil em alerta geral, especialmente nos próximos dias.

“Temos uma grande parcela da população que foi para outras regiões do Mato Grosso e do Brasil, ou seja, é possível que novas pessoas tenham contraído a doença”, frisou. O coordenador lembrou que pessoas com sintomas como febre, cansaço, dores no corpo (sobretudo nas articulações), nos olhos, perda de apetite e paladar, náuseas, tonturas e vômitos, além de dor de cabeça devem procurar unidades de saúde. Podem também aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, principalmente nas gengivas.

O controle químico segue na próxima semana com o atendimento a vários bairros da cidade.

Imprimir