Imprimir

Notícias / Esportes

Jenson Button vence o GP da Espanha, Barrichello fica em 2º

Folha de S.Paulo

Líder do Mundial-2009, o piloto inglês Jenson Button, da Brawn, venceu o GP da Espanha de F-1 disputado neste domingo. O brasileiro Rubens Barrichello, também da Brawn, chegou na segunda posição, e o australiano Mark Webber, da Red Bull, acabou em terceiro lugar.

Felipe Massa sofreu com problemas na sua Ferrari, no final da prova, e foi o sexto colocado. Nelsinho Piquet, da Renault, ficou em 12° lugar.

Depois de largar muito bem, Barrichello chegou a ser líder, mas parou três vezes no boxes, uma a mais que Button, e perdeu a briga na luta para ganhar a corrida.

Com o resultado do GP da Espanha, Button disparou na tabela do Mundial, com 41 pontos. Barrichello é o segundo, com 27. Massa pontuou os seus três primeiros pontos na temporada.

Os carros da Brawn mostraram potência na prova. Essa corrida --a primeira em solo europeu nesta temporada da competição-- marcou a estreia de novos pacotes aerodinâmicos em quase todas as equipes. O objetivo era tentar superar a Brawn.

Barrichello, que largou na terceira posição, tinha se mostrado satisfeito com o desempenho de seu carro no treino oficial de sábado e estava otimista para participar da prova.

A Ferrari, equipe que mais modificou os seus carros para o início da temporada europeia, mostrou uma grande evolução neste fim de semana. Massa chegou a ser o mais veloz em um dos treinos livres preparatórios para a corrida deste domingo e durante a prova lutou para chegar ao pódio, mas não teve sucesso.

Já o companheiro de Massa na Ferrari, o finlandês Kimi Raikkonen, saiu apenas da 16ª posição, mas, com problemas no carro, nem chegou ao fim da prova.

O início da prova de Barrichello e Massa foi excelente. Logo depois da largada, Barrichello passou a ocupar a primeira posição, com Button em segundo e Massa em terceiro.

Barrichello continuou muito veloz na pista e abriu vantagem na ponta. Mas, Button recuperou a diferença. Com estratégias diferentes ao irem aos boxes, o inglês ficou com a liderança.

A Ferrari de Massa não manteve o ritmo e o seu desempenho piorou, principalmente, no final da corrida.

Imprimir