Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Piolhos e lêndeas não têm relação com a falta de higiene dos cabelos

Bem Estar

Só de falar sobre piolho já faz a cabeça coçar. Mas quem nunca passou por esse incômodo na infância ou conheceu alguém próximo que pegou?

O piolho é um inseto que vive nos cabelos e se alimenta de sangue humano. Os animais até têm piolhos, mas são tipos diferentes, que não nos atacam. É interessante que algumas pessoas são assintomáticas: têm o bicho nos fios, mas não apresentam os sintomas e, por isso, não tratam. É na cabeça dessas pessoas que o bicho resiste o ano todo.

A dermatologista Márcia Purceli e o infectologista Paulo Roberto de Madureira destacaram os mitos e verdades que envolvem piolhos e lêndeas (ovos), como a ligação da falta de higiene com eles e a efetividade do vinagre no combate aos bichos.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a membrana que protege o ovo do piolho é super-resistente, feita de quitina, substância que compõe o esqueleto externo (exoesqueleto) dos artrópodes.

Para retirar a lêndea, é preciso escorregá-la até o fim do fio. Se você não eliminar os ovos, o bicho vai continuar se proliferando.

O secador de cabelo, usado com os fios secos, é uma arma importante para combater o piolho. Usado da maneira correta, ele pode deixar a região com até 56 graus e matar o bicho pelo excesso de calor.

Além disso, uma das atitudes mais importantes para o tratamento do piolho é avisar o colégio do seu filho que ele está com piolho. As escolas já estão acostumadas com esse tipo de aviso e devem manter sigilo sobre a criança, mas com certeza vão avisar os outros alunos por meio de circular ou informativo na agenda, para os pais tomarem alguns cuidados.

Esse tipo de comunicado é importante, porque ajuda a tratar o piolho assim que ele aparece. Se você recebeu um aviso da escola dizendo que seu filho está com piolho, faça regularmente uma conferência na cabeça dele. O combate comunitário é defendido pelos médicos.

Passo a passo para combater o piolho
1 – Coloque em um copo uma parte de vinagre para duas partes de água
2 – Espalhe a substância no cabelo
3 – Enrole os fios com uma toalha e deixe abafar por meia hora
4 – Lave o cabelo com xampu antipiolho e condicionador, para desembaraçar
5 – Seque o cabelo com secador
6 – Faça a catação com pente fino
7 – Quando tirar o piolho e a lêndea, jogue-os num recipiente com vinagre
Imprimir