Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Ministro prefere não se envolver na negociação sobre Código

De Brasília - Vinícius Tavares

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, resolveu tirar o pé do acelerador e anunciou à bancada ruralista que não pretende inteferir, neste momento, na negociação com o governo federal com vistas a forçar a aprovação de mudanças no Código Florestal que beneficiem o setor agropecuário.

A informação é do deputado federal Homero Pereira (PSD/MT), que párticipou nesta segunda-feira (26/2) de reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária e Ribeiro Filho.
Homero considera ser prudente a decisão do ministro ao permitir que se esgotem as negociações entre a bancada, o relator, deputado Paulo Piau (PMDB/MG) e setores ambientalistas ligados ao governo.

"Ele avalia que tem que ver até onde a gente consegue esticar a corda. Ele não está querendo se envolver agora e avisa que esta é a melhor estratégia. Ele entende que podemos avançar mais um pouco com o relator", frisou.

O deputado avalia que existem poucos itens a serem negociados e descarta criar um novo ambiente de tensão contra outros setores.

"Não queremos criar um cavalo de batalha como o que aconteceu na Câmara dos Deputados no ano passado", concluiu.

O parlamentar, no entanto, acredita que o texto pode ser melhorado para que haja mais segurança jurídica ao produtor. E aponta o artigo primeiro como pontoa ser mais bem redigido.

"O artigo primeiro ficou muito genérico. podemos torná-lo mais enxuto para que não haja margem à interpretações judiciais. Queremos fazer como no texto da Câmara, que ficou mais enxuto", ponderou.
Imprimir