Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

Sites simulam o impacto de bombas e asteroides em diversas áreas

Folha de S.Paulo

Qual seria a extensão do dano provocado pela famosa bomba Little Boy, que foi lançada sobre Hiroshima no final da Segunda Guerra, se ela caísse no centro de São Paulo? E se um asteroide atingisse Manaus, qual seria a área destruída?

Quem quiser ver uma projeção do impacto de bombas famosas em diferentes cidades do mundo pode dar uma conferida no Ground Zero (www.carloslabs.com/node/16).  

Criado pela empresa australiana Carlos Labs, o programa usa como base o Google Maps e a linguagem de programação JavaScript.

O usuário escolhe um lugar no mundo e uma das sete bombas listadas no site e, então, vê qual seria a área total atingida. Entre as opções, estão bombas que entraram para a história, como a Fat Man (que foi lançada sobre Nagasaki), a Tsar Bomb (o maior explosivo já produzido) e a DF-31 140kt (uma bomba nuclear moderna de alcance intercontinental).

A opção mais devastadora, no entanto, fica a cargo da natureza: o impacto de um asteroide na Terra.

Na mesma linha, mas listando apenas algumas cidades dos EUA, o Meyer Web (tiny.cc/DtuwS) permite ao usuário escolher a força destrutiva da bomba e observar detalhes como latitude, longitude e ondas de impacto.

Terrorismo

Preocupado com as ameaças terroristas, Graham Allison, assistente do Ministério da Defesa dos EUA durante o primeiro mandato de Bill Clinton, criou um site (nuclearterror.org) que tem uma ferramenta --Blast Maps-- para visualizar danos causados por possíveis ataques terroristas nos EUA. Apesar de informativos, os círculos que indicam os danos dificultam a leitura do mapa e o site tem o inconveniente de funcionar apenas no Internet Explorer.

Uma página que também se preocupa com a informação e deixa de lado o visual é a da emissora norte-americana PBS (tiny.cc/8N9cq).

No site, é possível ver as consequências causadas pela explosão de três bombas diferentes e os seus efeitos nas áreas adjacentes.

Outro lugar na rede em que é possível visualizar os efeitos de explosões de bombas é no site da emissora norte-americana CBS (tiny.cc/6adax). Em inglês, ele tem uma compilação de imagens, gráficos e visualizações, divididas de acordo com o assunto. Apesar de não ser interativo, é uma boa fonte de informação.

Outras explosões

O CG Society (tiny.cc/EMaS8) traz uma seleção de fotos que mostram detalhes de explosões naturais e artificiais, além de textos em inglês sobre o assunto. As imagens vão de impactos em uma pequena escala, como uma gota caindo em um líquido, até representações de explosões ocorridas em corpos celestes ou mísseis se chocando no ar.
Imprimir