Imprimir

Notícias / Brasil

Moradores de Trizidela do Vale avaliam que barragem impediria cheias do Rio Mearim

ABr

 Localizada às margens do Rio Mearim, na região central do Maranhão e a 280 quilômetros de São Luís, a cidade de Trizidela do Vale convivido sistematicamente com as enchentes. No entanto, nenhuma foi tão forte como a deste ano que, praticamente,deixou grande parte da cidade submersa e atingiu quase 90% da população.

Nascido em Trizidela do Vale, o cinegrafista amador Rondiney da Silva, acredita que para evitar novas cheias seria preciso construir uma nova barragem no próprio Rio Mearim. “Acho que só outra barreira [para evitar outras enchentes]”, disse o cinegrafista que teve sua casa inundada pelas águas.

Conhecido como DJ Rony, o morador de Trizidela do Vele decidiu registrar o drama vivido em sua cidade há três anos. Com sua câmara, ele filma os momentos mais dramáticos e vende as imagens gravadas em DVD a R$ 5. “Ninguém tem as imagens que eu tenho”, disse Rony, que encontrou uma forma de diminuir o prejuízo causado pela chuva.

O cinegrafista contou à Agência Brasil que ao iniciar o trabalho de filmagem das cheias do Rio Mearim ficou curioso para saber como seus conterrâneos lidavam com as constantes enchentes. “Consegui muitas imagens de várias cheias. Tenho, inclusive, da cheia de 1974”. Segundo os moradores, a cheia ocorrida há 35 anos tinha sido a pior até a deste ano. “Naquela época era muito complicado porque ainda não tinha a berreira no rio Flores”, disse Rony.

A dona de casa Francisca Pinheiro do Vale mora na rua Boa Vista, em Trizidela do Vale. Ela perdeu as contas de quantas vezes sua casa foi invadida pelas águas. Mesmo acostumada a conviver com o problema, ela pede que as autoridades tomem providências para evitar novas cheias. "Eles têm que fazer alguma coisa. Acho que poderiam fazer outra barreira", disse.



Imprimir