Imprimir

Notícias / Esportes

Em Cuiabá, COB visita locais que irão receber jogos das Olimpíadas Escolares Brasileiras

Da Assessoria /Secom-MT

As primeiras definições e ajustes para a realização das Olimpíadas Escolares Brasileiras 2012 – categoria A, entre 15 e 17 anos –, em Cuiabá, começaram. Na manhã desta terça-feira (28.02), membros do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) visitaram cinco locais esportivos e não-esportivos que deverão receber os jogos para conhecer a condição atual e quais serão as adequações necessárias.

O comitê visitou a estrutura esportiva do Sesi Park, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Escola Estadual Vera Pereira e da sede do Serviço Social do Transporte (Sest/Senat). A equipe passou também pela Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e pelos arredores do Museu do Rio, onde devem ocorrer as provas de ciclismo. “Esse é o ‘start’ que necessitamos para executar os jogos”, explica o secretário adjunto de Esportes, José Assis Guaresqui.

Na avaliação do supervisor de esportes do COB, André Mattos, Cuiabá possui todas as condições para realizar a competição, assim como já havia sido constatado na avaliação prévia realizada pelo comitê em 2011. Com a nova vistoria foi possível constatar os ajustes necessários em algumas quadras poliesportivas que receberão o evento - que ao todo serão 12.

Uma das maiores adequações deve acontecer na pista de atletismo da UFMT, que receberá uma cobertura feita de um material sintético apropriado para a modalidade esportiva. A previsão é que, na quarta-feira (29.02), a universidade apresente ao COB o projeto básico da nova pista.

No mesmo dia, diz André Mattos, haverá uma reunião entre o COB e o setor hoteleiro, para garantir a reserva de aproximadamente três mil leitos. O supervisor do Comitê ressalta a importância do evento para a cidade e para o Estado, frisando que a as Olimpíadas Escolares acaba por proporcionar uma melhor estrutura esportiva para a comunidade.

Para participar das olimpíadas, os alunos da educação básica, pública ou privada, passam pelas fases regional e estadual. Os vencedores desta última etapa conseguem o passaporte para as Olimpíadas Escolares Brasileiras, a qual é dividida em duas categorias: A, para estudantes entre 15 e 17 anos, e B, para alunos entre 12 e 14.

Este ano, as olimpíadas da categoria B serão realizadas em Poços de Caldas, em Minas Gerais, lembra o técnico da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rosberg Martins, que é membro do comitê local de vistoria das Olimpíadas Escolares. Entre os benefícios de sediar um evento desse porte, pontua Rosberg, está o incentivo ao esporte educativo, que reúne os alunos para competir de forma educativa e pedagógica.

De acordo com o supervisor do COB, o comitê deve retornar a Cuiabá em maio para iniciar uma nova fase dos trabalhos, dessa vez com uma equipe maior, composta por médicos, voluntários e outros profissionais. O trabalho será de articulação com as universidades para captar voluntários que vão dar apoio em diferentes áreas funcionais do evento, além reuniões com o exercito, com as secretarias de Cultura e outros setores.
Imprimir