Imprimir

Notícias / Política MT

MT é "barril de pólvora" prestes a explodir

Da Redação/Marcos Coutinho

Entrevistado na manhã de segunda feira no programa Chamada Geral, da Mega FM 95,9 e pelo Olhar Direto, o presidente da Ordem dos advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso (OAB-MT), Francisco Faid, afirmou que Mato Grosso é um barril de pólvoras prestes a explodir a qualquer momento porque sistema carcerário é um caos há várias décadas.

“A situação é caótica e já perdura a vários anos. Temos cadeias construída a vários anos e que precisam ser ampliadas. Enquanto o Estado cresceu assustadoramente nos últimos 30 anos o sistema carcerário não acompanhou essa evolução, o que é lamentável.”, enuncia Faiad.

De acordo com o presidente da Ordem, as cadeias publicas e penitenciarias estão superlotadas. Fato que já gerou decisões judiciais fechando alguns presídios. Como os de Cáceres, Várzea Grande, Rondonópolis, e a Agrovila de Palmeiras. “Não é a toa que, por conta dessa situação, as cadeias e presídios são verdadeiras escolas do crime, ao invés de cumprirem o papel de reeducar os presos. E não é à toa também que falanges, como o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital (organizações criminosas do eixo Rio – São Paulo) dão as cartas dentro dos presídios. Tanto é que a maioria dos seqüestros relâmpagos e normais são autorizados dentro dos presídios, o que é uma vergonha para Mato Grosso e para o país”.

De acordo com Faiad a OAB já fez uma denuncia formal ao Ministério da Justiça, mas nada foi feito ainda. Segundo ele a população penitenciaria esta acima de 10 mil presos para um sistema de apenas 5 mil vagas. “É uma situação insustentável que os Poderes, instituições e a sociedade civil organizada precisam centrar todas suas atenções”, conclui o presidente da Ordem.
Imprimir