Imprimir

Notícias / Política MT

Caos penitenciário: Maluf quer CPI

Da Redação/Marcos Coutinho

O deputado estadual Guilherme Maluf, do PSDB, presente na entrevista com o presidente da OAB-MT, Francisco Faiad, ao programa Chamada Geral, da Mega FM 95,9 e Olhar Direto, anunciou que vai criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as graves denuncias de abuso, deslizes e a fragilidade do sistema penitenciário em Mato Grosso. “Pelo que disse o presidente da Ordem, as penitenciarias, cadeias publicas e presídios em Mato Grosso são verdadeiras universidades do crime. E a Assembléia legislativa tem o dever de investigar porque a situação chegou a esse extremo”,

De acordo com Maluf, a superlotação nos presídios, falta de assistência e falta de estrutura representam uma combinação que, de fato, pode fazer o barril explodir. Outra preocupação do parlamentar tucano é a denuncia do defist de vagas “Não podemos aceitar que o estado tenha 10 mil presos para 5 mil vagas, ainda mais num cenário que a criminalidade só tem aumentado por causa da banalização das drogas e da imensa desigualdade financeira no país”.

Para o Olhar Direto, Maluf afirmou que o estado em ‘si’ precisa da inércia atual, sob pena das sombrias previsões do presidente da Ordem se confirmarem em um curtíssimo prazo. “Isso seria triplamente lamentável”, conclui Maluf.
Imprimir