Imprimir

Notícias / Política BR

Renovação no Senado ameaça aliança PT-PMDB em 2010

Folha Online

Reportagem de Fernando Barros de Mello e José Alberto Bombig, publicada na edição de hoje da Folha a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL), informa que a disputa eleitoral por vagas no Senado é o mais novo entrave para a concretização da aliança em âmbito nacional entre PMDB e PT nas eleições de 2010. O mandato do senador é de oito anos. Nas eleições de 2010, cada ente da federação elegerá dois senadores.

O acirramento das rivalidades regionais coloca em risco a aliança em torno da candidatura da ministra petista Rousseff Dilma (Casa Civil) à Presidência tendo o PMDB como vice.

De acordo com a reportagem, essa rivalidade é resultado da renovação das cadeiras no Senado nas eleições do ano que vem: 83% das cadeiras dos peemedebistas (15 de 18) e 75% dos petistas (9 de 12).

A reportagem cita, como exemplo de entrave para a aliança nacional, o caso de São Paulo --onde o peemedebista Orestes Quércia quer concorrer ao Senado, mas o senador petista Aloizio Mercadante sinalizou que pretende tentar a reeleição. Por outro lado, os tucanos já sinalizaram a Quércia a garantia de lançamento da sua candidatura ao Senado numa chapa em torno do governador José Serra ao Palácio do Planalto.
Imprimir