Imprimir

Notícias / Política BR

Com placa, oposição homenageia privatização de aeroporto em Brasília

De Brasília - Vinícius Tavares

Os principais partidos de oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff inauguraram na manhã desta quinta-feira (1/3) uma placa no saguão do aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, em homenagem à primeira privatização da Era-PT.

De acordo com o vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados, a iniciativa conjunta com Democratas e PPS é uma forma de "refrescar a memória" do Partido dos Trabalhadores, que criticava o PSDB justamente pelo modelo privatização adotado durante oito anos por aquele partido.

"Demonstra que o que foi feito era pura demagogia, porque eles usaram a crítica contra a privatização como principal bandeira de campanhas. Na prática, estão fazendo a mesma coisa que criticavam", afirma Leitão.

Ainda conforme o deputado, a placa serve para inaugurar a era das privatizações dos governos petistas.

"O PT enfim reconheceu que privatização dos aeroportos era a atitude correta a ser tomada", lembra Leitão ao citar os avanços na áreas das telecomunicações, principal marca do período de maior venda de estatais para a iniciativa privada.

Além do aeroporto internacional Juscelino Kubitschek, o governo federal anunciou concedeu à iniciativa privada a concessão dos terminais de Cumbica, em Guarulhos, e de Viracopos, em Campinas, ambos em São Paulo.

O governo alega, no entanto, haver diferenças "substanciais" entre os modelos petista e tucano. Segundo lideranças do PT, enquanto o PSDB vendeu "ad eternum" as empresas para a iniciativa privada, o governo atual fez concessão, o que significa que, para os petistas, o patrimônio público retorna à União ao final do contrato.
Imprimir