Imprimir

Notícias / Esportes

Brasil lidera ranking de transferências internacionais

Terra

O Brasil lidera o ranking dos países com o maior número de jogadores de futebol negociados em transferências internacionais, informou nesta quinta-feira a Fifa, ao divulgar o relatório anual TMS (Transfer Matching System), seu sistema de monitoramento das contratações.

Das 11.500 transações registradas pelo sistema no ano passado (uma média de 30 por dia), 1.500 envolveram jogadores brasileiros (13%). Os argentinos chegam em segundo lugar e os franceses em terceiro. As transferências internacionais de jogadores de futebol movimentaram 3 bilhões de dólares em 2011.

Este valor poderia ter sido muito mais alto se todas as contratações envolvessem o pagamento de uma multa rescisória, o que foi o caso em apenas 14% das transferências.

O valor médio destas multas rescisórias foi de 1,5 milhão de dólares e o salário médio de 244.000 dólares.

Entre as 208 federações internacionais incluídas no TMS, apenas cinco (não identificadas) concentram 39% do total das transferências. A média de idade dos jogadores negociados é de 23 anos, sendo que 50% tem entre 22 e 27 anos.

Os meses nos quais foi registrado o maior número de transações foram sem surpresas janeiro, julho e agosto, que correspondem às janelas de transferências do futebol europeu. O 31 de agosto foi o dia de maior movimento, com 317 atletas negociados.

O registro no TMS é obrigatório para todas as transferências internacionais de atletas. De acordo com a Fifa, 5.000 clubes usam o sistema.
Imprimir