Imprimir

Notícias / Educação

Cursos gratuitos de informática abrem inscrições em Pernambuco

G1

O Centro de Inovação da Microsoft na Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães (Etepam), no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, e o MIC Pernambuco estão com inscrições abertas para novas turmas do programa Students to Business (S2B). O Centro, coordenado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec), está ofertando vagas para os cursos de Infraestrutura de Redes, Desenvolvimento de Sistemas e Webdesign. São 36 vagas por curso. Os candidatos devem estar matriculados no ensino médio ou técnico da rede pública estadual ou particular.

Já os alunos de nível universitário devem se inscrever no MIC Pernambuco. Nesta unidade, são oferecidas 50 vagas para os cursos de Infraestrutura de Redes, Desenvolvimento de Sistemas e Banco de Dados. Para o curso de Webdesign, são destinadas 25 vagas. As inscrições para as duas unidades são gratuitas e podem ser feitas no site www.programas2b.com.br até o dia 13 de março.

A pré-seleção dos candidatos será feita com base nas informações fornecidas no ato da inscrição, levando em consideração o nível de formação, as áreas dos cursos dos candidatos, o vínculo com o mercado de trabalho e os conhecimentos específicos em informática. Nessa fase serão classificados 1,5 mil candidatos, que passarão ainda por mais três etapas.

No dia 27 de março, os pré-selecionados participarão de um aulão no auditório da Etepam, quando receberão informações sobre os três cursos e sobre outros programas da Microsoft. Ao final, será realizada uma prova que irá selecionar os 36 alunos por curso.

“Na segunda fase, os candidatos vão ter aulas teóricas e práticas e depois fazem uma prova eliminatória, onde são escolhidos os 36 alunos para cada curso. Na terceira etapa, eles fazem um projeto em equipe de acordo com a área escolhida e apresentam para uma banca examinadora com profissionais da área”, diz o coordenador do Centro de Inovação, Francinildo Kleyson.

Aproximadamente 51% dos alunos que já passaram pelo Centro conseguiram ingressar no mercado de trabalho. Ao final do curso, os alunos receberão um certificado de participação.
Imprimir