Imprimir

Notícias / Educação

Ônibus-escola do Sesi-MT leva cursos de informática para indústrias do interior de MT

Da Assessoria/ Sistema Fiemt

Trabalhadores da Odebrecht Energia, que atuam no canteiro de obras da Usina Teles Pires a 40 km da cidade de Paranaíta, recebem gratuitamente neste mês de março cursos de informática básica oferecidos pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT). A capacitação chega até o local de trabalho por meio do projeto “Educação para o Trabalhador da Indústria”, que de maneira itinerante oferece um ônibus-escola com instrutores para ministrar aulas sobre ferramentas como windows, word, excel e power point.

“A possibilidade de trazer até os trabalhadores o mundo digital, além de agregar novos conhecimentos, também facilita o acesso a lan house que oferecemos na construtora para que eles possam entrar em contato com a família que está distante”, explica o gerente geral da Odebrecht em Mato Grosso, Fidelis Diniz. “Em nosso canteiro de obras temos cerca de 1800 colaboradores e a maioria cursou apenas o ensino fundamental e não teve oportunidade de participar de cursos de profissionalizantes. A parceria com o Sesi-MT, que já é antiga, traz sempre bons resultados que agregam qualidade de vida”, reforça Diniz.

A unidade móvel de aprendizado é equipada com um ambiente de ensino com 24 computadores e tem a meta de contribuir para a formação e o desenvolvimento profissional dos alunos. Desde 2010, o ônibus-escola já atendeu mais de 12 mil trabalhadores e levou inclusão digital por todo o Estado em indústrias como as Usinas Itamarati, Grupo Maggi, Plastibrás, Casp, Sadia, Milan Móveis, Correios, Bimetal, Frigorífico JBS e Brasil Foods.

De acordo com a coordenadora de Educação do Sesi-MT, Rosa Maria de Brito, a iniciativa de levar conhecimento até o local de trabalho estabelece um processo permanente de aprendizado, por isso, a meta da instituição é continuar investindo em cursos itinerantes para o setor industrial. “Em 2012 planejamos implantar mais duas unidades móveis de educação voltadas para a inclusão digital e equipadas também com bibliotecas e mais recursos multimídia”, enfatiza a coordenadora.

Além do ônibus-escola, o projeto “Educação para o Trabalhador da Indústria” conta com uma van, que oferece gratuitamente notebooks e disponibiliza professores para empresas que tenham um espaço para oferecer as aulas. O Sesi-MT possui também unidades móveis que atuam nas áreas de saúde, segurança e qualidade de vida, como o caminhão equipado com uma cozinha experimental no Programa Cozinha Brasil, os trailers odontológicos que levam consultórios médicos até as indústrias para cuidar da saúde bucal dos trabalhadores e unidades móveis para treinamento em espaços confinados.

Até o mês de julho, o ônibus-escola estará nas indústrias Frigorífico JBS em São José dos Quatro Marcos, na Brasil Foods em Mirassol do Oeste e na Água Puríssima em Dom Aquino. Para mais informações sobre todas as atividades do Sesi-MT voltadas para a educação do trabalhador da indústria acesse www.sesimt.org.br ou ligue (65) 3611 1638.
Imprimir