Imprimir

Notícias / Mundo

EUA trocam comando militar no Afeganistão, diz imprensa

AP

O chefe das forças dos Estados Unidos no Afeganistão, general David McKiernan, deixará o cargo e deve ser substituído pelo general Stanley McChrystal, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira pela imprensa americana.

As redes de TV americanas CNN e MSNBC citaram como fonte funcionários do Pentágono, e afirmaram que o secretário de Defesa americano, Robert Gates, fará um anúncio oficial possivelmente ainda nesta segunda-feira.

McKiernan, general de três estrelas do Exército de EUA, assumiu em 3 de junho de 2008 o comando da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) no Afeganistão, da qual fazem parte tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e, em 6 de outubro, assumiu também o comando das forças americanas que não operam sob comando da Aliança.

A mudança ocorre em meio a chegada de 21 mil soldados americanos no Afeganistão, como parte do plano de Obama de reprimir a ação de membros do grupo fundamentalista islâmico do Taleban na fronteira. McKiernan, que está no poder há um ano e foi nomeado pelo ex-presidente George W. Bush (2001-2009), pediu várias vezes ao governo reforço nas tropas.

O Governo do presidente americano, Barack Obama, mudou suas prioridades estratégicas e, enquanto anunciou um cronograma para a redução da presença militar americana no Iraque, organizou o envio de pelo menos 21 mil soldados a mais ao Afeganistão, onde há pelo menos 36 mil soldados dos EUA.

Obama aprovou recentemente o envio de 17 mil soldados para o Afeganistão neste ano, além do envio de 4.000 militares para serviços de apoio. Até o final deste ano, o país deverá ter mais de 68 mil soldados no país, o dobro do total de tropas da gestão Bush.
Imprimir