Imprimir

Notícias / Brasil

Operário que trabalhou na reforma do Cristo vai conhecer o papa

G1

Na semana que o Rio recebeu o cardeal Stanislaw Rilko, que vai organizar a Jornada Mundial da Juventude, um operário que trabalhou na reforma do Cristo Redentor recebeu a notícia que muita gente queria: ele vai a Roma conhecer o Papa. Não faz muito tempo, Tito Grey, de 25 anos, sonhava em conhecer o monumento carioca que ajudou a restaurar.

“Deus me presenteou com esse grande presente, com a oportunidade de conhecer o Vaticano, coisa que nunca sonhei na minha vida”, disse o operário.

Foi coisa de fé e sorte. O jovem capixaba que veio para o Rio para trabalhar na reforma do Cristo se inscreveu num sorteio da Arquidiocese do Rio e ganhou a viagem para o Vaticano. Agora, ele ensaia um jeito de se apresentar ao Papa Bento XVI.

“Peço sua bênção, me dá sua bênção aí para proteção, para acontecer tudo de melhor para mim nesse 2012”, ensaia o operário.

Mas em 2013 é o Papa que vem ao Rio de Janeiro pela primeira vez. O Sumo Pontífice vai participar da Jornada Mundial da Juventude, um grande encontro que deve reunir mais de dois milhões de fiéis.

Durante essa semana, o cardeal Stanislaw Rilko, presidente do órgão do Vaticano responsável pela organização do evento esteve na cidade para conferir os preparativos. Ele elogiou a organização e o comprometimento dos brasileiros.

Antes de ir embora, o cardeal recebeu do arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, uma pequena réplica do Cristo. Num galpão, no Centro do Rio, uma outra réplica está sendo finalizada. Ela mede mais de três metros e pesa quase cem quilos. Um pequeno presente que será entregue no Vaticano ao Papa Bento XVI.

Outras nove imagens estão sendo preparadas para rodar o mundo. Será uma exposição em comemoração aos 80 anos do Redentor. Segundo o artista plástico Odilon Lima, as pessoas vão se identificar e sentir de perto aquilo que vêem em fotografia.

Segundo Eduardo Marusche, curador da exposição, o que se quer é mostrar para o mundo inteiro que o Cristo, "além de ser essa imagem maravilhosa, ele é do Brasil, feito aqui, mas que abraça o mundo inteiro".
Imprimir