Imprimir

Notícias / Brasil

Projetos transformam vida de grávidas em Pirajuí, SP

G1

Duas ações estão transformando a saúde e a qualidade de vidas das mães e das crianças em Pirajuí, no interior de São Paulo. A Prefeitura em parceria com a equipe do Instituto de Gestão de Projetos da Noroeste (Gepron), mantém há três anos o Grupo Gerar, iniciativa que acompanha gestantes, da concepção até o parto. E, no ano passado, criou o projeto Afeto, ação que auxilia as mães no primeiro ano de vida do bebê.

Segundo a enfermeira responsável pelo Programa Vigilância em Saúde e colaboradora do Gepron, Ana Hilara Mancuso Gouveia, as duas iniciativas têm a intenção de proporcionar um acompanhamento multidisciplinar para que as gestantes da rede pública tenham qualidade de vida na gravidez e no pós-gravidez. “Estamos atingindo esse objetivo com a disseminação da informação.”

Gerar
Criado há três anos, o projeto atende quinzenalmente no Centro de Saúde Doutor Jorge Meirelles e na sede do Programa Saúde da Família (PSF). Uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, técnicas de enfermagem, educadores
físicos e nutricionistas acompanha as futuras mamães, para evitar dificuldades neste momento tão especial.

Em 2011, foram 25 atendimentos em grupo, sendo que aproximadamente 214 mulheres passaram pelos encontros. Como forma de incentivo, a prefeitura distribui kits maternidade para todas as participantes com boa frequência. O kit contém roupas para bebê, mantas, fraldas de pano, sapatinho, meias, fraldas descartáveis, utensílios de higiene e materiais informativos.
Imprimir