Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

Site ajuda estudantes de Divinópolis, MG, a encontrar moradia

G1

Encontrar um lugar para morar às vezes não é fácil, principalmente para quem sai de longe em busca de estudar em outra cidade. Em Divinópolis, região Centro-Oeste do estado, existem cinco universidades, além de diversos cursos técnicos e profissionalizantes. Muitos estudantes da região procuram o município para morar e a ideia de um jornalista tem ajudado vários deles.

O jornalista Rubens Souza já se viu nessa situação, por isso criou um site para facilitar a vida de estudantes que estão à procura de um local para ficar. A página na internet atende a quem procura ou quer divulgar vagas em repúblicas, além de vagas de emprego e estágio. “Quando vim para Divinópolis, há quatro anos, tive uma dificuldade enorme para encontrar uma república para morar. Durante algum tempo contei com apoio de pessoas da minha família e depois acabei encontrando uma vaga através de amigos na faculdade", lembrou.

Segundo o jornalista, outro fator que o motivou a criar o site foi o número crescente de universitários na cidade. Maycon Silva tem 18 anos e este ano começou a estudar em Divinópolis. Ele morava em Oliveira, também no Centro-Oeste, e precisou fazer a mudança por conta da faculdade de Engenharia de Produção. Como não tinha parentes em Divinópolis, optou por morar em uma república e a vaga ele encontrou no site. “Eu preferi república porque além de ser mais barato, é mais seguro, pois você está sempre com outras pessoas. No início eu tive muita dificuldade para encontrar um lugar, mas soube do site e aí encontrei a vaga por meio dele”, contou o estudante.

saiba mais

Repúblicas garantem animação por 24 horas no carnaval de Ouro PretoCerca de 80 alunos permanecem acampados na reitoria da UnBAprenda a manter uma república estudantil arrumada e organizadaA universitária Gisele Diniz mora com quatro amigas na cidade. Ela saiu de Abaeté, no Centro-Oeste, no ano passado e quando chegou em Divinópolis não encontrou uma vaga de imediato, teve que se hospedar por um mês em um hotel. “Como todo universitário eu tive muita dificuldade, me hospedei em um hotel até achar uma vaga. Ainda não tinha o site e se houvesse talvez teria sido mais fácil encontrar", disse.

Jean Aparecido estava desempregado e foi recentemente para Divinópolis porque conseguiu um emprego. Como não poderia gastar muito com moradia ele procurou por uma república. “Antes de vir para Divinópolis eu procurei na internet se tinha alguém anunciando vaga e não deu outra. Logo que coloquei república como palavra-chave apareceu o site e foi por lá que encontrei a vaga que precisava”, disse.

Rubens contou que o site é bastante acessado desde o lançamento, em junho do ano passado. Já foram registrados cerca de sete mil acessos. “Esse número é importante para nós porque ele comprova que a cidade é um grande centro universitário e que necessita de uma fonte na qual as pessoas possam procurar vagas em república”, finalizou o jornalista.
Imprimir