Imprimir

Notícias / Cidades

Quatro creches não iniciam ano letivo por falta de professores

De Rondonópolis - Débora Siqueira

Quatro creches de Rondonópolis não iniciaram o ano letivo de 2012 por falta de professores. Os profissionais concursados devem tomar posse até a próxima sexta-feira (09). Mesmo com a Secretaria Municipal de Educação trabalhando em regime de plantão para dar posse aos concursados, muitos deixaram de comparecer no fim de semana. O resultado disso é que gestores de pelo menos quatro das 54 unidades escolares – entre creches e escolas de ensino fundamental - deixaram de iniciar o ano letivo pela falta de alguns profissionais.

Nas creches Jéssica Adriana Lima Ferreira, no Jardim Atlântico, creche Rubens Alves, no bairro Nossa Senhora do Amparo, e João de Paula, no conjunto São José, os pais foram surpreendidos quando foram deixar os filhos na porta das escolas. O ano letivo em Rondonópolis, que estava previsto para o início em fevereiro, foi adiado para hoje devido às reformas das escolas.

A secretária municipal de Educação, Marilda Rufino, disse que o problema deve ser solucionado ainda nesta semana, quando vence o prazo para a posse dos concursados. “Se não preenchermos as vagas com os aprovados no concurso, vamos convocar os contratados”, garantiu.

Em algumas escolas, citou Marilda, as escolas tiveram aulas normalmente, mesmo com algumas turmas sem professores, como na creche Cora Coralina, no Parque São Jorge.

“Cada gestor tem a forma de manter o funcionamento. Alguns optaram por não atender e outros por dispensar apenas as turmas que estejam sem professores e trabalhar com as que têm o profissional”.

Durante a inauguração do ano letivo, Marilda disse que a adequação do calendário local devido a um cronograma de reformas estruturais pelas unidades fez com que as aulas começassem no mês de março, mas que não trará nenhum prejuízo às crianças. “É bom que fique claro que foi só uma adequação. Os 200 dias letivos serão respeitados”.

Mesmo com o remanejamento, não foi possível a finalização das obras, devido às chuvas que atrasaram o andamento do serviço. “Internamente a gente praticamente finalizou o interior dos prédios. E esta foi de fato a prioridade. Por fora ainda faltam ajustes, o que deve ser feito nos próximos dias, mas o que não vai ter influência nas aulas que hoje começam praticamente em todas as unidades, com exceção de alguns problemas pontuais”.

O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (PMDB) discursou lembrando os avanços nas políticas na área da Educação, desde o salário dos professores até a troca da rede elétrica para modernizar as unidades.

A diretora da escola Rosalino Antônio da Silva, Sara Regina Cardoso, confirmou a estruturação pedagógica para este ano de 2012. “Estamos com materiais didáticos renovados, alimentação e materiais de limpeza comprados e todas as condições para termos um ótimo ano”.
Imprimir