Imprimir

Notícias / Educação

Em 15 anos, programa transformou vida de mais de 12 mil garotas

Da Redação - RD

Os 15 anos de trabalho do programa Siminina, completados no último dia 5, conseguiram transformar a vida de mais de 12 mil garotas com medidas de prevenção a gestação precoce e de combate à repetência escolar.

Os dados são da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), que iniciou os trabalhos com uma unidade no bairro Santa Isabel e conseguiu expandir o programa com a criação de outras 16 unidades em Cuiabá (uma delas na zona rural).

O resultado tem sido a diminuição cada vez mais significativa da vulnerabilidade social a que as meninas de bairros carentes estão sujeitas, tudo por meio de lazer e atividades pedagógicas.

“Cuiabá vivenciava uma situação muito feia. Não era um retrato adequado de uma capital a existência de tantas meninas, de tantas garotas pelos bancos das praças com filhos nos colos, com barrigas, denotava um grande descuido com as crianças. A necessidade fez surgir o projeto, que nasceu forte e contou com importantes parcerias. Ele foi inicialmente implantando no centro de convivência do Santa Isabel e, no mesmo ano em 1997 expandido para o 1º de Março, o Tijucal e o Jardim Presidente II. Hoje, posso dizer que verdadeiramente temos uma história de sucesso”, resumiu a idealizadora Iracy França.

Iracy foi homenageada na última semana pela atual titular da Smasdh, Regina Kaizer, por ocasião do aniversário do programa. A solenidade foi realizada no Centro Comunitário do bairro Jardim Vitória. As informações são da assessoria de imprensa da Smasdh.
Imprimir