Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Câmara adia votação do Código Florestal

R7

A votação do Código Florestal, marcada para a noite desta terça-feira (6), deve ficar para daqui a uma semana. Como o relator, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), não apresentou sua versão do texto, os líderes da base governista decidiram evitar que a proposta fosse votada sem uma análise mais aprofundada.

Em um almoço com os governistas, Piau prometeu distribuir seu relatório ainda nesta terça. Os líderes da base marcaram uma reunião para as 14h desta quarta (7), na liderança do governo na Câmara, para discutir os principais pontos do texto. No encontro, deve ficar definida a melhor data para a votação. O dia mais provável é a próxima terça-feira (13).

Mais cedo, discussões e divergências entre parlamentares já indicavam que a votação enfrentaria resistências. O presidente da Câmara, Marco Maia, havia anunciado que pretendia manter a votação para hoje, em uma sessão extraordinária. Segundo ele, qualquer adiamento deveria ser negociado pelos líderes.

- A responsabilidade é dos líderes e do próprio relator, que sabiam que havia uma sessão extraordinária para votação do código. O relatório não é muito grande.

Paralelamente, no Twitter, o líder do PMDB na Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), já dava como certo o adiamento. Ele chegou a afirmar categoricamente que o plenário só iria se reunir para apreciar o Código Florestal na próxima terça-feira (13).

- O relator do Código Florestal, deputado Piau, detalha agora a minuta do seu relatório aos lideres da base. Amanhã, às 10h, será com o PMDB. Votação só terça próxima!

De acordo com o peemedebista, tanto os governistas quanto a oposição tem interesse em votar o código. Ele ressaltou, porém, que ainda não há consenso.

- Em respeito ao país agrícola e ambientalista que somos (sic), o plenário vai adiar para tentar acordo e votar em consenso.
Imprimir