Imprimir

Notícias / Cultura

Estudantes participam do projeto "Um Caminhão para Ziraldo"

Da Redação/Com Assessoria

O projeto “Um Caminhão para Ziraldo”, desenvolvido pela Fundação CSN, estaciona em Cuiabá. Após percorrer 146 cidades no Brasil, durante três anos, o projeto chega para atender estudantes na praça do CPA II.

“Um Caminhão para Ziraldo” tem o objetivo de colaborar na construção da cidadania, incentivo à leitura e ampliar o acesso à cultura, por meio do teatro. O projeto tem o patrocínio da CSN, apoio do Ministério da Cultura e parceria das prefeituras locais. Em Cuiabá, o diretor de projetos da Secretaria da Cultura de Cuiabá, Antonio Castro, assina a coordenação local.

“Com a viagem a Mato Grosso e Mato Grosso do Sul completaremos 13 estados visitados, com apresentações em 146 cidades. Desde 2006, nosso público já superou 250 mil pessoas. O caminhão se transforma em palco e propicia a magia, o sonho e a fantasia do mundo de Ziraldo”, explica o coordenador de Artes Cênicas da Fundação CSN, Symão Francisco de Oliveira.

Além de Cuiabá, o projeto visita mais nove municípios. As apresentações acontecem em praça pública e a expectativa de público é de 20 mil pessoas nos dois estados.

A parceria com Ziraldo é um marco na história da Fundação CSN. Com um belo espetáculo itinerante de fantasia e humor, o Projeto traz o grande criador brasileiro bem para perto de seu público. São emoções que contam o maravilhoso cotidiano do Menino Maluquinho, personagem mais famoso do autor.

A estrutura itinerante viaja pelo Brasil em um caminhão planejado exclusivamente para abrigar este universo, que traz a marca pessoal do artista: a assinatura e o traço característico de Ziraldo ilustram toda a arte do caminhão e do palco.

Para fazer a arte ir onde o povo está, o Projeto conta com uma equipe de jovens, muitos dos quais oriundos de projetos sociais da Fundação CSN, capacitados para executar todas as funções de um espetáculo: carregar, montar, produzir, iluminar, sonorizar, encenar e dirigir.

Além do teatro, o projeto oferece às crianças mais um produto de extremo valor: cada uma recebe uma revista em quadrinhos, com desenhos do Ziraldo, com as histórias encenadas, mais o capítulo “Direitos e deveres de todo cidadão”, parte integrante do Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Ao estimular a prática da arte, o hábito da leitura e da escrita, contribuir para a melhoria da educação do nosso povo, o projeto ainda ajuda a formar verdadeiros cidadãos. Com “Um caminhão para Ziraldo”, a Fundação CSN abre caminho e pede passagem para dar a maior força ao desenvolvimento cultural das comunidades brasileiras”, avalia Symão Francisco.
Imprimir