Imprimir

Notícias / Política BR

Celpa tem 60 dias para apresentar plano de recuperação; impasse preocupa Cemat que tem 2º pior desempenho

De Brasília - Vinícius Tavares

A Celpa (Centrais Elétricas do Pará) foi intimada pela área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a apresentar esclarecimentos sobre sua situação financeira e técnica, considerada crítica e passível de intervenção federal por parte da agência reguladora.

A medida foi aprovada por unanimidade (5 votos a favor e nenhum contra) durante reunião pública ordinária da direção da agência realizada nesta terça-feira (6), em Brasília.

O relator do processo (48500.004567/2009-97) é André Pipetone, que deu prazo de 60 dias para que a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no estado vizinho responda aos questionamentos feitos pela agência e apresentar um plano de recuperação financeira.

Caso não apresente estas informações no prazo determinado, a estatal poderá perder os direitos que detém para prestar os serviços.

"A Celpa terá que explicar as transgressões apontadas pelo relator. Caso contrário, a Aneel pode recomendar a caducidade da Celpa, que significa a perda dos direitos de prestar estes serviços", explicou uma fonte da Aneel ouvida pelo Olhar Direto.

A ameaça que recai sobre a Celpa preocupa o setor elétrico de Mato Grosso. Segundo apurou a reportagem, a Cemat teve o segundo pior desempenho entre as oito empresas controladas pelo Grupo Rede.

Em outra decisão envolvendo a Celpa, a Aneel negou pedido de revisão de tarifa extraordinária por parte da estatal paraense. A empresa solicitou um reajuste, com efeito médio a ser percebido pelo consumidor, de 20,14%.

A Celpa alegou em seu pedido que está em desequilíbrio econômico-financeiro motivado pelos resultados das duas últimas revisões tarifárias periódicas, que teriam destinado recursos regulatórios insuficientes para a adequada prestação do serviço de distribuição (Com informações da Aneel).
Imprimir