Imprimir

Notícias / Brasil

Alunos de Manaus recebem orientação sobre Lei Maria da Pena

G1

Juízes e servidores de assistência social Vara Especializada da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Vara Maria da Penha) estarão em escolas da Zona Leste de Manaus para realizar o projeto educativo "Maria vai à escola" para conter o aumento dos casos de violência contra a mulher registrados em Manaus. A ação será realizada em comemorações ao Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (8).

De acordo com a assistente social e coordenadora do projeto educativo, Osmarina Hagge, três juízes e uma equipe técnica de assistentes sociais e psicólogos fazem parte do grupo que atualmente atende os processos de violência contra mulheres.

A Vara Especializada da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher possui dez mil processos em andamento no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM). A demanda de casos de violência contra a mulher, segundo funcionários, é alta e sobrecarrega a equipe que lida com os atendimentos em Manaus. "A quantidade de processos se tornou muito grande para a equipe que nós, do tribunal, temos hoje. São muitos casos registrados na Vara Maria da Penha em Manaus", afirmou ao G1.

Ainda segundo Osmarina, o objetivo do projeto é também esclarecer o que é exatamente violência contra a mulher e evitar que chegue a delegacia denúncias que não indiquem casos que não são tratados pela Vara Maria da Penha. A iniciativa, chamada “Maria vai à escola: Falando sobre a violência doméstica familiar contra a mulher”, iniciou nesta segunda-feira (5) e atende escolas até esta quarta-feira (7). Segundo a assistente social e coordenadora da iniciativa, Osmarina Hagge, o objetivo é conscientizar sobre o que é caracterizado como agressão pela lei e fazer da faixa etária infanto-juvenil um aliado no combate à violência.

De acordo com a coordenadora e palestrante do projeto, as três escolas da Zona Leste da capital foram escolhidas com base em estudos realizados pela Vara Maria da Penha no TJ/AM. "Grande parte dos casos que atendemos de 2007 a 2010 no tribunal é da Zona Leste. Escolhemos essa faixa etária, de 12 a 16 anos, porque serão os adultos do futuro e queremos torná-los representantes fieis dos direitos da mulher. Quando atendemos casos de violência, geralmente os filhos ficam com muitas dúvidas sobre o que exatamente é caracterizado como agressão e essa é oportuniade para esclarecermos esse tipo de questionamento e também divulgar o trabalho da vara", afirmou ao G1.

Maria vai à escola
O projeto “Maria vai à escola: falando sobre a violência doméstica familiar contra a mulher" já visitou duas escolas com alunos que cursam 6º ao 9º ano. A equipe do TJ/AM já visitou a Escola Municipal Temístocles Gadelha e Escola Estadual de Tempo Integral Elisa Bessa Freire. Nesta quarta-feira (7), a iniciativa vai atuar na Escola Estadual Vasco Vasquez. "Contamos com a presença do juiz Franscisco Almada, titular da Maria da Penha, e o juiz Antonio Carlos Marinho. Os alunos estão recebendo muito bem a iniciativa", finalizou.
Imprimir