Imprimir

Notícias / Política BR

Deputados elegem presidentes para comissões da Câmara

G1

As comissões permanentes da Câmara dos Deputados iniciaram nesta quarta-feira (7) a eleição de seus presidentes e vices. A escolha do comando para cada um dos 20 colegiados é fruto de acordo entre partidos, em que os que têm as maiores bancadas têm preferência e direito de ocupar número maior deles.

Durante a tarde, a maioria das comissões promoveu sessões para oficializar as indicações de cada partido, feitas nesta terça (6) em reuniões internas. A única diferença de nomes em relação ao que foi acertado ontem ocorreu nas Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. O PSC, que havia indicado Zequinha Marinho (PA), decidiu trocá-lo por Edmar Arruda (PR), que foi eleito.

Na Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Casa e por onde passam todos os projetos, os integrantes confirmaram no voto a indicação do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). Para o cargo de 1º vice-presidente, foi eleito Alessandro Molon (PT-RJ). No ano passado, o comando estava sob João Paulo Cunha (SP).

Na Comissão de Direitos Humanos, Domingos Dutra (PT) substituirá a deputada Manuela D'Ávila (PC do B) na presidência. Na Comissão de Educação e Cultura, foi confirmada a indicação de Newton Lima (SP).

Na cota do PMDB, a Comissão de Finanças e Tributação, considerada a segunda mais importante por analisar a viabilidade orçamentária dos projetos, elegeu como presidente Antônio Andrade (MG), como previsto. No posto de 1º vice-presidente, foi escolhido Lucio Vieira Lima (PMDB-BA).

Além de Finanças, o PMDB emplacou ainda Washington Reis (RJ) na presidência da Comissão de Viação e Transportes e Wilson Filho (PB), na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.

Terceiro na ordem de preferência, o PSDB confirmou a eleição de Eduardo Azeredo (MG) na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, e Raimundo Gomes (CE) na Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Dentro das comissões concedidas ao DEM, foram confirmadas as indicações de Luiz Henrique Mandetta (MS), na Comissão de Seguridade Social e Família e Efraim Filho (PB) na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

O PP definiu só nesta quarta os nomes para as duas comissões a que têm direito. Foi eleito Márcio Reinaldo (MG) para a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Para a Comissão de Minas e Energia, foi eleito Simão Sessin (RJ).

O PR, também com direito de presidir duas comissões, confirmou no voto a eleição de
Anthony Garotinho (RJ) na Comissão de Legislação Participativa e José Rocha (BA) na Comissão de Turismo e Desporto.

Dentre os partidos com direito a apenas uma comissão, o PSB teve oficializada a indicação de
Domingos Neto (CE) na Comissão de Desenvolvimento Urbano. O indicado do PDT, Sebastião Bala Rocha (AP), também foi eleito na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Do PTB, José Chaves (PE) foi eleito na Comissão de Defesa do Consumidor. O PCdoB confirmou Perpétua Almeida (AC) na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Por fim, o bloco PV/PPS indicou Sarney Filho (PV-MA), que foi eleito na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Imprimir