Imprimir

Notícias / Política BR

"Corte de 44% no orçamento da Justiça contrasta com discurso"

De Brasília - Vinícius Tavares

O senador Pedro Taques (PDT-MT) avalia como preocupante o contingenciamento de R$ 2,2 bilhões por parte do governo federal no orçamento do Ministério da Justiça destinado às ações de segurança pública. Os recursos foram temporiariamente cortados por meio do decreto assinado em dezembro do ano passado.

O tema foi levantado por Pedro Taques na abertura da sessão da Subcomissão Permanente de Segurança Pública que debate mudanças nas leis penais do país. Segundo o senador, que coordenou os trabalhos, um corte de 44% das dotações do órgão traz forte impacto na área de segurança

"Esta limitação de empenho contrasta com o discurso do governo que diz priorizar a segurança, área que considero fundamental em vista dos grandes eventos esportivos que terão o Brasil como palco nos próximos anos", disparou.

Ao criticar a atitude do governo, Taques levantou dados do próprio Ministério da Justiça segundo os quais a taxa média de homicídios do Brasil é de 26.4 mortes anuais para cada 100 mil habitantes, índice que deixa o Brasil na sexta colocação entre os países mais violentos do mundo.

Ainda conforme os mesmos dados, o patamar aproximado de 51 mil homicídios verificados no ano de 2008 indica um aumento de 10 mil homicídios por ano em um período de dez anos. No entanto, os inquéritos policiais investigam apenas 50% dos assassinatos e 80% deles são arquivados.
Imprimir