Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Maggi propõe OMC Verde a secretário geral da Rio+20

De Brasília - Vinícius Tavares

O senador Blairo Maggi (PR-MT) reiterou, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado, a importância da criação da OMC Verde (Organização Mundial do Comércio Verde), entidade voltada a valorizar e agregar valor a produtos agropecuários produzidos de forma ambientalmente correta.

O tema foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao secretário geral da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável na Rio+20, Sha Zukang. Para Maggi, alimentos produzidos sob rigorosas normas ambientais, como acontece no Brasil, deveriam ser ainda mais valorizados.

"O Brasil tem grande experiência na produção de alimentos ao mesmo tempo em que respeita rigorosas leis ambientais, diferente de todos os outros países concorrentes, o que se torna um diferencial para nossos produtores", afirmou.

O secretário geral da Rio +20 elogiou a proposta e disse que a economia verde é muito importante para o crescimento sustentável, mas revelou que o tema exigirá muita articulação política por parte dos governos.

"A grande dificuldade de se falar em economia verde é que em cada país há uma definição diferente sobre o que seja a economia verde, que é uma ferramenta importante para o crescimento sustentável", declarou Zukang.

Segundo ele, a conferência Rio+20, sobre desenvolvimento sustentável, deve dar ênfase à implementação de todos os acordos firmados durante a Rio 92. Zukang alertou ainda para a necessidade de se acelerarem as negociações a respeito das decisões a serem tomadas pelos mais de 100 chefes de Estado e governo que se reunirão em junho no Rio de Janeiro, no mesmo local do encontro realizado há 20 anos.
(Com informações da Agência Senado).
Imprimir