Imprimir

Notícias / Política MT

Serys comemora licença ambiental para asfaltamento da BR-158

Da Redação/Com Assessoria

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) comemorou no Plenário do Senado Federal nesta segunda-feira (11-05) a licença para pavimentação da rodovia BR-158 no trecho que vai de Posto da Mata, no município de São Félix do Araguaia, até a divisa com o estado do Pará, num percurso total de 213 quilômetros. A licença foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e também pela Fundação Nacional do Índio (Funai). A senadora narrou suas iniciativas para o desenvolvimento da infraestrutura do Mato Grosso e disse estar muito orgulhosa dos resultados obtidos com seu mandato.

A parlamentar comunicou ao bispo emérito de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, que a reserva indígena Maraiwetsede, da etnia Xavante, terá seu território preservado. Ela afirmou que o clérigo - que qualificou como "um patrimônio histórico da sociedade brasileira" - manifestou muita satisfação com a notícia.

O asfaltamento do trecho, informou a parlamentar, deverá melhorar a economia de vários municípios, citando São Félix, Canarana, Confresa, Vila Rica, Ribeirão Cascalheira, Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte e Querência. Também saudou a chegada da luz elétrica e da telefonia celular ao município de Cocalinho. A linha de transmissão, informou, saiu de Querência e foi até Vila Rica, passando por 14 municípios.

Serys lembrou que a bancada federal, por ela liderada, incluiu a BR-158 no Plano Plurianual de Investimentos (PPA) 2004/2007, com emenda no valor de R$ 187 milhões. Informou ter pedido diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a prioridade para a rodovia, que hoje está inserida no Projeto Piloto de Investimento (PPI) e no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), o que significa que ela não sofrerá contingenciamento.
Imprimir