Imprimir

Notícias / Brasil

Por 2014, ministério abre 80 mil vagas para cursos de qualificação

Terra

O ministério do Turismo anunciou na tarde desta sexta-feira a abertura de 80 mil vagas de trabalho para a Copa do Mundo de 2014. O Pronatec Copa, como foi nomeado o programa, reunirá os escolhidos para 32 cursos ligados à área nas 12 cidades-sedes que receberão os confrontos do próximo Mundial, além de regiões no entorno dos municípios e outros 12 destinos estratégicos para os turistas durante o período da competição.

As vagas anunciadas nesta sexta-feira pelo ministério do Turismo serão destinadas a profissionais da linha de frente do receptivo turístico, que trabalharão diretamente com os milhares de espectadores que virão ao Brasil para o Mundial de 2014.

Além da qualificação obtida no curso de aproximadamente 160 horas/aula (cerca de quatro meses de duração), os escolhidos participarão de cursos de aprimoramento, como por exemplo, idiomas estrangeiros, especialmente inglês e espanhol.

"O Pronatec é o programa oficial de qualificação do governo federal. A ação de capacitação, desenvolvida com eficiência e experiência pelo ministério da Educação, está sendo levada para o turismo nacional. Outras 160 mil vagas serão abertas pelo programa em 2013 e 2014", comemorou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Os interessados na inscrição para as vagas deverão entrar no site destinado ao programa (http://www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/qualificacao_equipamentos/cadastur.html). O profissional deve fornecer o CPF e o CNPJ da empresa na qual trabalha - esta deverá estar incluída no cadastro de prestadores de serviços do Ministério Público.

Os profissionais que conseguirem a formação no curso promovido pelo ministério receberão certificados. Já as empresas que liberarem seus funcionários conquistarão o selo de "Anfitrião Campeão", o qual confirmará a participação na ação destinada a capacitar a recepção para os turistas que prestigiarão a Copa do Mundo de 2014.

Conheça os 32 cursos oferecidos:

Pré-requisito - ensino fundamental incompleto: auxiliar de cozinha; auxiliar de garçom; auxiliar de confeitaria; atendente de lanchonete; camareira; chapista; churrasqueiro; condutor de visitantes; copeiro; garçom básico; cozinheiro industrial; masseiro; mensageiro; monitor ambiental; monitor de recreação; padeiro; padeiro; confeiteiro; pizzaiolo; recepcionista; recepcionista de eventos; salgadeiro; sushiman.

Pré-requisito - ensino fundamental completo: agente de informações turísticas; mestre de cerimônias.

Pré-requisito - ensino médio incompleto: auxiliar de serviços de hospedagem; auxiliar de agenciamento de viagens; recepcionista em meios de hospedagem.

Pré-requisito - ensino médio completo: bartender; condutor de turismo de aventura; organizador de eventos; sommelier; agente de viagens.

Imprimir