Imprimir

Notícias / Economia

Nissan tem primeiro prejuízo anual desde 1999

AE

 A montadora japonesa Nissan, terceira maior do Japão em volume de vendas, obteve prejuízo líquido de 276,9 bilhões de ienes (US$ 2,87 bilhões) no primeiro trimestre deste ano (quarto trimestre fiscal da montadora), saindo de lucro líquido de 137,6 bilhões de ienes registrado em igual período do ano passado. Em todo o ano fiscal, o grupo obteve prejuízo líquido de 233,71 bilhões de ienes, o que representa o primeiro prejuízo anual desde que o presidente e executivo-chefe, o franco-brasileiro Carlos Ghosn, assumiu o comando da montadora japonesa, em 1999.
A Nissan vem sendo prejudicada pela queda do volume de vendas e pela apreciação do iene. Segundo a montadora, as vendas caíram 41% no período, passando de 2,99 trilhões para 1,751 trilhão de ienes.

Ghosn alertou que os prejuízos deverão continuar ao longo deste ano. Segundo ele, a companhia voltará à lucratividade até o fim do ano fiscal de 2010 - que termina em março de 2011 - ou até mesmo antes disso, caso os incentivos para a troca de carros nos Estados Unidos sejam aprovados e o iene caia.

Saturn

O executivo da Nissan negou reportagens de que a montadora japonesa e a francesa Renault, que possui uma fatia de 44% na Nissan, vão comprar a marca de carros Saturn, da norte-americana General Motors (GM). Ghosn disse que os esforços da companhia, em vez disso, estão voltados para a recuperação dos lucros.

Ele indicou ainda que a Nissan está monitorando os esforços de reestruturação da Chrysler, que pediu concordata no fim de abril, e sinalizou que a Nissan não vai cancelar seu acordo de tecnologia com a norte-americana, desde que a Chrysler continue independente. As informações são da Dow Jones.
Imprimir