Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Equoterapia auxilia tratamento de crianças em Sorocaba, SP

G1

A Polícia Militar, em parceria com a Secretaria da Saúde de Sorocaba, no interior de São Paulo, e a ACM (Associação Cristã de Moços), realiza um projeto que oferece aulas de equoterapia para crianças com necessidades especiais. Tudo de graça.

As aulas, desenvolvidas desde 2010, promovem sessões semanais com cavalos, para crianças com idade a partir de quatro anos, portadoras de paralisia cerebral, autismo, distúrbio do déficit de atenção entre outras patologias.

Atualmente participam das atividades 20 alunos. As sessões de equoterapia são realizadas no quartel do Batalhão, no bairro Cerrado e têm duração de 30 minutos. A equipe é formada por uma médica fisiatra, uma psicóloga, três fisioterapeutas, um professor de educação física e dois policiais militares, que atuam como condutores.

Sobre o tratamento
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação. Além de facilitar a habilitação ou reabilitação motora, a interação cavalo/praticante permite trabalhar aspectos como a afetividade, autoconfiança, socialização e dificuldades de aprendizagem.
Imprimir