Imprimir

Notícias / Educação

Escolas de MT param 3 dias; profissionais debatem piso

Da Redação - JM

As escolas públicas de todo o Brasil vão paralisar as atividades nos próximos dias 14, 15 e 16. Em Cuiabá, serão realizadas mobilizações internas nas escolas e debates sobre o piso, carreira e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no Plano Nacional de Educação (PNE).

Em Várzea Grande, também na quarta, às 8h30, acontece grande mobilização na Câmara de Vereadores em defesa do cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS).

Com o slogan "Piso é lei, a greve é legal", a paralisação tem por finalidade chamar atenção dos gestores públicos para os problemas enfrentados pelos profissionais da educação.

Na quinta (15), às 14h30, haverá aula pública e panfletagem na Praça Alencastro. Em seguida acontece passeata com os profissionais até a sede da Secretaria da Copa (Secopa). Um ato público acontece na sexta (16), às 14h30, em frente à Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

A presidente do Sindicato dos trabalhadores de ensino de Cuiabá (Sintep/Cuiabá), professora Helena Maria Bortolo, lembra que a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, superação das desigualdades educacionais, valorização profissional, melhoria na qualidade de ensino, formação para o trabalho e gestão democrática são algumas das diretrizes do Plano Nacional de Educação que se encontra em tramitação no Congresso Nacional.

“Vamos exigir dos deputados e senadores a aprovação deste projeto. A luta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) visa também assegurar no PNE a ampliação dos recursos da educação de 5% para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) como condição para o avanço com qualidade no ensino brasileiro”, enfatiza a sindicalista.

Com informações da assessoria.

Imprimir