Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Europa propõe reduzir gases emitidos na agricultura e silvicultura

G1

A Comissão Europeia informou nesta segunda-feira (12) que vai tentar reduzir as emissões de gases de efeito estufa produzidos pela agricultura ou pela silvicultura, propondo que se inicie uma harmonização das regras para a contagem dessas emissões.

"Este é um primeiro passo para dar conta desses setores nos esforços de redução dos gases de efeito estufa, que causam o aquecimento global”, afirmou a comissária para o clima da União Europeia, Connie Hedegaard.

A proposta prevê que cada país integrante da UE adote planos de ação para limitar ou reduzir as emissões e manter ou aumentar a capacidade de absorção de CO2 de florestas e solos em todo o bloco. O projeto da Comissão inclui as emissões de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N20).

Estoque de carbono
Florestas e terras agrícolas cobrem mais de três quartos do território da UE e possuem grandes reservas de carbono, que podem ser liberados para a atmosfera.

De acordo com a comissão, se aumentassem as reservas de carbono "preso" em apenas 0,1%, melhorando a gestão das florestas e pradarias, seria possível compensar as emissões atmosféricas anuais de 100 milhões de automóveis.

A União Europeia se comprometeu a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 20% até 2020, na comparação com o envio de gases registrado em 1990. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 2010 houve novo recorde de emissões no mundo.
Imprimir